segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aula 28/11/11- Técnicas de compressão de dados

1-Conceito- A conversão de dados serve para diminuir o tamanho dos dados que estamos a fazer download ou upload sem ser necessário aumentar a banda larga da Internet.


2-Vantagens- Ao reduzirmos o tamanho do ficheiro poderemos perder qualidade, por exemplo em imagens reduz o número de pixeis e também reduz o tamanho, logo a imagem irá ocupar menos espaço mas a imagem continua a ser útil, em musicas ao reduzir o tamanho vai reduzir o número de instrumentos de fundo, mas ao ouvirmos a música não notamos quase diferença.

3-Tipos de compressão- Existe o tipo de compressão com perda de dados e sem perda de dados, na compressão com perda de dados para ocupar menos espaço reduz se o tamanho perdendo informação, nas imagens reduz os pixeis e nas músicas os instrumentos, na compressão sem perda de dados, estes não podem perder informação se não são inúteis por exemplo os documentos de texto, se perderem palavras ou estas forem alteradas perde lógica.

4- Softwares- Exemplos de softwares para fazer a compressão, winrar, winZip e 7zip.

5-Estudo do caso: .zip- O modo de compressão Zip é muito utilizado pela Internet e é compatível com sistemas operativos Windows (os mais utilizados) , ou seja não é preciso utilizar softwares próprios para descompactação neste tipo de ficheiros, este tipo também reduz o espaço ocupado sem perda de informação.

6- Estudo do caso de compressão de imagens: . JPG ou JPEG- Este método é utilizado para comprimir imagem, o grau de redução pode ser ajustado o que nos permite escolher o tamanho, ou seja escolher a qualidade perdida por assim dizer, ajustar ao que pretendemos.


Web grafia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Compress%C3%A3o_de_imagens
                      http://pt.wikipedia.org/wiki/ZIP
                      

Sem comentários:

Enviar um comentário