segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Aula 30-01-2012 -


Encapsulamento dos dados 


Nas redes de maior número de dados (WAN), a informação é apresentada em formato digital, em que os bits são agrupados em blocos, aos que se juntam os bits de controlo, este grupo de bits é designado de pacotes.



4- Modelo TCP/IP 


4.1- A importância do modelo : Os computadores numa rede precisam de enteder uma certa linguagem, ou seja, têm de ter uma linguagem comum para poderem comunicar correctamente sem erros e para que se percebam as mensagens que são transmitidas, tem que haver uma boa comunicação entre transmissor e receptor e o modelo TCP/IP sugere protocolos de comunicação para as redes para que essa comunicação seja feita correctamente sem erros.

Este protocolo TCP/IP é um conjunto de protocolos concebido para facilitar a comunicação entre computadores dentro de redes de grande escala.

Como surgiu o modelo TCP/IP?


Em 1974 surgiu o protocolo de controlo (TCP), era só uma experiência que definia como criar um serviço de transferência de dados numa rede fiável, mais tarde em 1981 surgiu o protocolo Internet, também só uma experiência mas esta, descrevia como poderíamos  implementar um padrão de endereçamento e enviar pacotes entre redes ligadas entre si.
A ARPANET em meados de 1983 exigiu que o modelo TCP e o modelo IP fossem utilizados para o tráfego de rede mundial na Internet, isso deu origem ao modelo TCP/IP que ficou muito conhecido através da Internet e começou a ser usado em todos os tipos de redes para que se tornassem todas compatíveis.



Webgrafia: http://redescomunicacao10.blogspot.com/p/modulo-2.html
                    http://pt.wikipedia.org/wiki/TCP/IP
                    http://www.tecmundo.com.br/780-o-que-e-tcp-ip-.htm








segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

AULA 23.01.2012- O modelo OSI

3.1- Objetivos do modelo OSI


O modelo OSI tem como objectivo permitir e melhorar a comunicação entre dispositivos, também permite que a comunicação seja feita com qualidade, que o transmissor transmita a mensagem com qualidade e para um destino certo, e o receptor receba a mensagem  com a mesma qualidade e que a perceba se este necessitar a mensagem irá ser traduzida.

3.2- Descrição das 7 camadas do modelo






7- Aplicação- Nesta camada a mensagem é interpretada, reconhece-se o tipo de mensagem a que corresponde e a esta é aberta com um software respectivo.

6- Apresentação- Esta camada tem como função assegurar que a mensagem é transmitida com qualidade suficiente para que seja entendida no receptor, desta forma pode converter o formato da mensagem mas preservando o seu conteúdo.

5-  Sessão- A camada de Sessão permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação. Nesta sessão, essas aplicações definem como será feita a transmissão de dados e coloca marcações nos dados que estão a ser transmitidos.

4- Transporte- Esta camada tem como função receber os dados enviados da camada anterior, e dividir os dados para que sejam enviados para a camada rede.

3- Rede- Esta camada é responsável pelo endereçamento de pacotes, escolhe o melhor caminho a seguir.

2- Enlace- Esta camada tem como função detectar e corrigir possíveis erros no meio físico.

1- Física- Os protocolos deste nível são os que realizam a codificação/decodificação de símbolos e caracteres em sinais elétricos lançados no meio físico, que fica logo abaixo dessa camada.

Webgrafia: http://redescomunicacao.blogspot.com
                    http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_OSI
                    http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_modelo_osi.php
                    
                    

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aula 18/01/2012- Origem, destino e pacotes de dados

1.Token bus-  Num cabo ligado em anel um sinal eléctrico passa sucessivamente de um computador para o outro, este sinal designa-se por "token" ou testemunho.
Quando o testemunho chega a um computador este verifica se o testemunho está vazio ou ocupado, se estiver vazio/livre este coloca lá a informação que pretende passar e marca-o como ocupado.
O testemunho passa de computador em computador com a informação até chegar ao destino, quando chega ao destino este retira a informação marca como livre passa o testemunho para que outro computador possa transmitir informação.










2.CSMA/CD- Este método é o mais utilizado, mais simples logo mais barato também, as redes Ethernet utilizam este método mas com melhoramentos, funciona assim:

1º- Se um computador pretender comunicar este mesmo "escuta" o meio cabos ou ondas rádio), para saber se há alguma comunicação em curso, se estiver ele aguarda e repete o que fez.

2º- Quando o meio está livre o computador inicia a comunicação, no mesmo momento outro computador pode ter iniciado uma comunicação, então dá-se uma colisão na transmissão, pois não é possível decorrer 2 transmissões em simultâneo ( a rede trabalha em banda base).

Para detectar o problema, o computador que iniciou a comunicação, escuta o meio físico e compara-o com o que quer enviar, se o sinal estiver ocupado, este percebe que irá haver a colisão da transmissão com outro computador que está a transmitir, então vai esperar um número de milissegundos à sorte, quando o sinal estiver livre começa a transmissão.




Webgrafia: http://redescomunicacao10.blogspot.com/
                       http://www.hardware.com.br/termos/csma-cd

















segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Aula 16/01/2012 - Modelo geral de comunicação

Modelo de Referência ISO/OSI

Quando foi criado- O modelo OSI ( Open System Interconect ), foi criado em 1977 pela ISO (International Organization for Standardization).

Objectivos- O objectivo deste modelo era criar padrões de conectividade entre dispositivos heterogêneos, este modelo serve como base para vários tipos de rede  de curta, média, e longa distância.


Modelo de Referência TCP/IP

Quando foi criado- Em meados dos anos 60 uma associação entre o DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) algumas universidades e instituições criaram o "ARPANET Network Working Group", esta ficou operacional em 1969 consistindo inicialmente em 4 nós,  e fazendo a comunicação através de pacotes.

Objectivos- Este modelo tinha como objectivo estabelecer a comunicação entre os edifícios constituintes da ARPANET.

Curiosidades: Em 1974 um estudo propôs um conjunto de protocolos para melhorar o desempenho deste modelo que tinham como referências:

  • Permitir o roteamento entre redes;
  • Possibilitar a resolução de falhar;
  • A independência do hardware;
  • Independência da tecnologia de redes usada para se ligar a subredes;
De inicio estes protocolos eram chamados de NCP (Network Control Program) , mas em 1978 renomearam para TCP/IP.

Webgrafia:http://redescomunicacao10.blogspot.com/p/modulo-2.html
                  http://www.oficinadanet.com.br/artigo/458/o_protocolo_tcpip

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aula 11/01/2012- Arquitectura de redes Locais

a) Ethernet (IEEE 802.3) – Barramento

- Topologia física-  Barramento, utiliza-se cabos coaxiais.
                                  Estrela, utiliza-se cabo par entrançado é o método mais utilizado.

-Topologia lógica- Barramento


Velocidades das gerações Ethernet: 
  • 10Mbps (Ethernet)- original
  • 100Mbps (Fast Ethernet)- mais utilizado
  • 1000Mbps (Giga Ethernet) 
  • 10000Mbps (10-Giga Ethernet) 
 -Padrões Ethernet: VbaseC (V representa a velocidade e C o tipo de cabo)
  • 10base2: 10Mbps = cabo coaxial fino;
  • 10base5: 10Mbps = cabo coaxial grosso;
  • 100baseT: 100Mbps = cabo par entrançado;
  • 100baseF: 100Mbps = cabo fibra óptica;
b) Wi-Fi (IEEE 802.11) – Barramento sem fio.

-Topologia física- Esta não se aplica pois é sem fios.

-Topologia lógica- Barramento

-Modo Ad-Hoc- Não tem presença de um concentrador.












-Modo infra-estrutura: Tem um concentrador.








-Padrões Wi-fi: 802.11








Características: No padrão 802.11a a frequência é de 5GHz, tem uma velocidade de 54Mbps com um alcance de 10m, pretendia-se um alcance maior então criou-se o padrão 802.11b com uma frequência de 2.4HGz um alcance de 100m mas a velocidade era só de 11Mbps o que era mau, o Wifi G com padrão 802.11b (igual) foi uma melhoria do outro com uma frequência igual, alcance igual mas, uma velocidade superior com 54Mbps.

O padrão 802.11a, 54 Mbps e com 5GHz é incompatível com todas as outras, no interior é 10m, mas quanto maior a distância da fonte de rede perdemos velocidade, ou seja, só conseguimos os 54Mbps numa área a 10m da fonte.

O padrão 802.11b, 11Mbps com 2.4GHz de frequência é compatível com o padrão 802.11b (Wifi G), só se atinge no interior os 11Mbps a 50 metros da fonte, no exterior até 200 metros, e também quanto maior a distância menor a velocidade.

O padrão Wifi G (802.11b) claro que é compatível com a anterior, no interior para alcançar o máximo de velocidade é num raio de 27m e no exterior 75 metros, aumentando distância diminui velocidade também, mas o máximo de alcance pode chegar aos 400m exterior.

Padrão 802.11n- Este padrão é muito recente e tem características boas.
Este padrão pode funcionar com 2,4GHz e também com 5GHz o que a torna compatível com os outros tipos mesmo com o padrão 802.11a, tem melhorias em questões de débitos um alcance e velocidades maiores (+54Mbps). Alguns estudos apontam para que o seu alcance pode ultrapassar os 400m.

c) FDDI (Anel duplo)- A sigla FDDI vem de Fiber Distributed Data Interface, este padrão tem como possibilidades como a expansão das redes de tipo MAN, também servir de base à interligação a redes locais.
Este padrão usa cabos de fibra óptica o que lhe permite transmissões com alta velocidade ate gigabits por segundo, tem também a oportunidade de alargar a distâncias até 200km e ligar a mais de 1000 estações de trabalho.

d) Token-Ring (Anel) - O Token-Ring é um padrão cm uma arquitectura mais antiga que o FDDI, actualmente é basicamente usado só em infra-estruturas antigas. Utiliza uma topologia em anel, ligação fisica através de cabo par entrançado blindado e não blindado, taxa de transferência de 4 a 16 Mbps.




Modo de funcionamento: Este padrão actua em torno de tokens (simbolo), quando uma estação/dispositivo recebe um token vazio sem nada para transmitir passa-o para a próxima estação/dispositivo ligado na rede, se a estação já tem uma mensagem para transmitir marca o token como ocupado e passa para a próxima estação assim coloca a mensagem na rede, quando uma estação recebe o token e passa-o com a mensagem se a mensagem chegar ao destino o token é esvaziado, se o token der a volta inteira e não chegar ao endereço de destino o dispositivo toma as devidas providências esvazia o token e envia uma mensagem ao transmissor a indicar o erro.

Webgrafia:http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=300
                  http://redescomunicacao10.blogspot.com/p/modulo-2.html
                  http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/85383




 








terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aula 09/01/2012 - Noção e classificação de redes de computadores

Topologia de redes- Barramento (BUS)
                                  Anel (ring)
                                  Estrela (star)

Características da topologia Barramento - Na topologia barramento os computadores são "independentes" ou seja, se um computador estiver com problemas não afecta os restantes ligados a rede, quantos mais computadores na rede mais lenta esta mesma fica, utilizam placas de rede passivas para se conectar usam cabos coaxiais e conectores BNC.








Características da topologia Anel (ring)- Na topologia em anel os dispositivos estão interligados por um cabo, a circulação dos dados é unidireccional, as placas de rede funcionam de forma activa recebem e transmitem, e a mensagem a ser transmitida tem de passar o anel todo. 
                                                                                                                 

Características da topologia Estrela (star)- A topologia em estrela e a mais usada hoje em dia, é constituída por  computadores em torno de um dispositivo que fornece a rede, as placas de redes funcionam de forma passiva, os dados transmitidos passam todos pelo dispositivo central (núcleo da rede), neste tipo é   
fácil de identificar problemas, aumentar e dar manutenção à rede, os dispositivos estão interligados por cabo par trançado RJ-45.

Pacotes: 

O que são pacotes?  Pacotes são unidades de informação que quando estão num tamanho superior ao que se pode ser enviado dividem se em partes, são enviadas e ao acabar de ser enviadas são juntas de novo e a informação continua a inicial.

                   








quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Módulo 2- Aula 4.1.2012- Introdução as Redes de Computadores

1.1-Redes de dados e sua implementação


O que são redes de computadores- Redes de computadores são redes onde vários dispositivos como computadores estão ligados entre si com o objetivo de poderem compartilhar dados entre si, como e-mails, ficheiros e também recursos de hardware como impressoras.

Tamanhos de redes: 


Lan (Local Área Network)- Este tipo de redes é um tipo de pequena extensão, ou seja, normalmente só abrange um prédio.










Man (Metropolitan Área Network)- Este tipo de rede é maior que o tipo LAN,  abrange uma área metropolitana.








Wan (Wide Área Network)- Este tipo de rede tem extensão ao nível de países, continentes, etc.











Funcionamento das Redes


Ponto-a-Ponto- Todos os computadores nesta rede são de igual importância, não existe um computador servidor onde as informações estão centralizadas.









Cliente/Servidor- Existe pelo menos um computador com toda a informação e que as fornece a outros computadores quando esta é requisitada.










Meios Físicos


Cabos de par trançados- Algumas características deste cabo são:

  • Só garantem bom funcionamento até aos 100 metros ;
  • É usado em linhas telefónicas e ligações de rede;
  • Fios organizados em pares em forma de espiral para evitar ruídos e outras interferências;
  • Nas pontas utilizam conectores RJ-45.



              









Tipos de pares trançados:

  • UTP (não blindado)
  • STP (blindado) por ser blindado é mais caro e menos flexível.

Cabo coaxial-  Algumas das características deste cabo são:
  • Conectados nas extremidades por conectores BNC-T;
  • Não é muito usado, devido aos limites que nos sujeita como de velocidade e de montagem de rede;
  • Tem um condutor central (+), dentro de um isolante, depois um material metálico (-), depois vem finalmente a capa do cabo em si.






Fibra óptica- Algumas das características deste cabo são: 
  • Núcleo de vidro para transmitir sinais luminosos, não eléctricos como nos exemplos anteriores dados.
  • Não é afectado por falhas de comunicação eléctricas como os anteriores, tais como cross-talk, ruidos etc.
  • São também utilizados em redes mais rápidas e de maior distância.









Ondas electromagnéticas 

Transmissões sem fios- Algumas das suas características são: 
  • Infravermelhos onde emissor e receptor têm de ter contacto visual nas transmissões;
  • Ondas RF ( Rádio Frequência ) - Transmitem sinais utilizando taxas de frequência que ultrapassa barreiras como paredes.